Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

A morte de Bin Laden e a tecnologia

Não é de hoje que sabemos, e esperamos, que a tecnologia esteja à serviço do homem. Sejam ele bom ou mau. Seja ele presidente dos Estados Unidos (ou mesmo o príncipe William) ou o terrorista mais procurado do mundo. Aliás, a morte de Bin Laden, anunciada na madrugada de Domingo foi correu o mundo com a ajuda da tecnologia.

Do mesmo modo que os terremotos de Março no Japão, o Twitter foi um dos meios de comunicações mais usados nesse meio tempo. Logo depois do anúncio da morte do líder da Al-Qaeda surgiu uma imagem do terrorista morto. No entanto logo se descobriu que trata-se de uma fraude, pois ela fora manipulada através do Photoshop.


Claro que logo houve quem duvidasse de que o homem morto no Paquistão fosse mesmo Bin-Laden. Aí apelamos novamente para a tecnologia. Segundo fontes secretas do governo americano, exames de DNA comprovaram que o sujeito assassinado era mesmo ele.


Além do mais, dando mostras do poder da tecnologia nos dias atuais, logo surgiram imagens do lugar, uma fortaleza, aonde Osama se escondia na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad. A foto acima, por exemplo, foi publicada pela TV ABC e mostra a cama de Bin-Laden.

Como eu disse no início, a tecnologia tem dois lados. Logo depois do anúncio de que Bin-Laden estava morto, já sugiram os primeiros vírus de computador que usam o assunto como isca. Através de e-mail um deles tem como chamariz a descrença de algumas pessoas e ponta para um link aonde o terrorista aparece vivo lendo um jornal com a data de 2 de Maio. Cuidado, golpistas usam desses artifícios principalmente para roubar senhas de bancos. E o que é pior: um deles é obra de brasileiros.

E não é só isso, que for curioso e tentar procurar no Google Imagens coisas como "foto do corpo de Bin-Laden" ou "Bin Laden Body Dead" ou simplesmente "Bin Laden body" vai se deparar com milhares de resultados. A maioria deles leva para sites infectados por malwares, vírus e vários tipos de conteúdo fraudulento que só tem a intenção de enganar o usuário.

Portanto, lembre-se: use a tecnologia a seu favor e não acabe vítima dela.

Comentários