Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Batalha de tablets: qual é o melhor tablet do mercado?

Batalha de tabletsAos poucos o Brasil está sendo descoberto pelas grandes fabricantes de tablets. Em breve vários modelos e opções estarão disponíveis no mercado nacional. Enquanto as únicas escolhas recaíam sobre o iPad e o Samsung Galaxy Tab 7 as coisas eram bem fáceis. No entanto, não demorará para que tenhamos à disposição vários modelos de tablets. E descobrir qual é o melhor tablet pode se tornar uma tarefa bem mais complexa.

O primeiro modelo da nova safra a chegar ao mercado nacional é o Motorola Xoom. Os novos modelos da Samsung, o Galaxy Tab de 8 e 10 polegadas prometem estar nas lojas ainda no primeiro trimestre. Outros modelos como o LG Optimus Pad e o Blackberry Playbook devem aterrissar em breve. O mesmo vale para os modelos da Acer e Asus. Outros modelos ainda devem demorar para chegar. É o caso do HP TouchPad, por exemplo.

iPad

Todos os tablets tem suas qualidades e defeitos. Mas o iPad ainda é o melhor. Tanto a primeira como a segunda versão do tablet da Apple tem recursos quase imbatíveis e que fazem dele a melhor opção do mercado. Quem preferir o iPad 2 em vez de outro modelo terá um tablet confiável, com belo design, leve, e com uma quantidade imensa de aplicativos à disposição. Ele também tem bateria de longa duração, capaz de aguentar mais de dez horas de trabalho ou diversão. A performance para jogos de última geração também é excelente geração ao novo chip A5 dual-core.

Isso não isenta o iPad de deficiências, claro. As novas câmeras, por exemplo, são fracas para imagens e razoáveis para filmagens. Além disso o iPad continua sem suporte ao Flash e carece de conexões básicas como portas HDMI e USB. Slot para cartão de memória e o Bluetooth, que só reconhece dispositivos da Apple, também são deficiências importantes.

Samsung Galaxy Tab 10 e Motorola Xoom

Dois novos tablet deve entrar no ringue este ano. A nova versão do Galaxy Tab, com tela de 10 polegadas, promete uma boa disputa com o iPad. Dá para dizer o mesmo do Motorola Xoom. Os dois modelos contam com processador dual-core Tegra 2 e a mesma versão do sistema operacional, o Android Honeycomb 3.0. As principais vantagens do Galaxy Tab e do Motorola Xoom frente ao iPad são praticamente as mesmas: câmeras melhores, suporte ao Flash, entrada para cartão de memória microSD e suporte à rede 4G. O Motorola Xoom, por sua vez, tem alguns recursos extras como as portas miniHDMI e microUSB.

Mas o Galaxy Tab não fica atrás quando o assunto e o design. Ele tão fino e leve quanto o iPad. No entanto, em comparação ao Galaxy Tab 7, o Galaxy Tab 10 teve alguns retrocessos. A principal delas é a falta de TV digital, presente no modelo mais antigo e também no smartphone Galaxy S. Também havia a expectativa de que o tablet da Samsung contasse com uma câmera traseira de 8 MP, o que acabou sendo revisto pela Samsung.

Agora, a principal deficiência dos dois tablets concorrentes do iPad é a falta de aplicativos específicos para o sistema Honeycomb. Embora o Android Market conte com cerca de 250 mil aplicativos, apenas uma centena deles tira proveito das telas maiores dos novos tablets Android.

LG Optimus Pad


Ao lançar seu primeiro tablet, a LG preferiu não ser apenas mais um tablet Android. Equipado com o mesmo processador Nvidia Tegra 2 com dois núcleos do Xoom e do Galaxy Tab, o LG Optimus Pad também faz uso do sistema operacional Android 3.0. O SO é primeiro otimizado para rodar em tablets. O diferencial do Optimus Pad é a sua capacidade de exibir e fazer filmagens em 3D. A tecnologia promete ser uma das vedetes dos próximos anos. E não fosse por isso, o tablet até passaria desapercebido frente aos outros modelos que chegarão ao mercado.

No entanto, conforme avaliou a Revista Info Abril deste mês, a qualidade dos vídeos em 3D feitos pelo aparelho, tanto em 720p como em 1080p, não é lá essas coisas. Porém, como a versão final do tablet ainda não chegou ao mercado, não há como afirmar se a qualidade constatada pela publicação é definitiva. Mesmo assim, não resta dúvida que o suporte ao 3D, aliado à outros recursos encontrados no dispositivo, o qualificam para ser um ótimo concorrente do iPad 2.

Comentários

  1. Amigo vc me ajudar faz uma ficha com os tablets
    Marca
    Sistema operacional
    Qualidade dos aplicativos
    Pontos fortes
    Pontos fracos
    Nota 1 a 10

    ResponderExcluir
  2. Ah e tambem
    Qual a vantagem de ter um tablet em vez dwbum notebook ou pc

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.