Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Como aumentar a duração da bateria do smartphone

Quem trocou o seu velho celular por um smartphone já deve ter percebido que a bateria não duram tanto quanto a de aparelhos antigos. A razão disso é que smartphones são consumidores mais vorazes de energia. A culpa disso são dos processadores cada vez mais velozes, do tamanho das telas também cada vez maiores e da tão falada multitarefa, que permite a execução de múltiplos processos ao mesmo tempo. Mas há algumas dicas a seguir para amenizar o problema e dar um fôlego extra à bateria.

Uma dica pouco conhecida e sobre a qual já falei aqui antes diz respeito ao papel de parede. Quanto mais claro ele for, mais bateria ele consome. O ideal seria não usar nenhum papel de parede. Então os papéis de parede animados do Android, por exemplo, nem pensar. Desative-os. Ainda falando sobre a tela, é importante diminuir o brilho. Quanto maior ele for mais rápido consumirá energia e deixará o usuário na mão mais cedo. A maioria dos sistemas permite definir o brilho automático, que usa sensores para controlar o brilho da tela de acordo com a luz ambiente.

Como aumentar a duração da bateria do smartphone

E já que eu toquei no assunto processador e multitarefa, é bom dar a devida atenção a isso. Se, por um lado, ela facilita a vida do usuário e é necessária para aumentar a produtividade, por outro, ela deixa as coisas mais complicadas quanto ao consumo de energia. O ideal é desativar qualquer programa que não seja necessário, mas que continue rodando em background.

No Android a dica é utilizar um aplicativo específico para esse fim como o Advanced Task Killer. No iPhone e iPad basta dar dois toques rápidos no botão "Home" e ver os aplicativos abertos. Para fechar definitivamente um aplicativo, pressione por alguns segundos o ícone. Em seguida ele começará a tremer e surgirá um sinal de menos ("-"). Toque-o e o programa será encerrado.

Um fator que afeta o desempenho da bateria é a temperatura. Por isso é muito importante levar isso em conta. Logo, quem deseja usar o smartphone na praia, deverá saber que não há muito o que fazer sobre isso, a não ser evitar usar o aparelho sob condições muito adversas de temperatura. Acima de 35 graus ou abaixo de 0 a bateria poderá apresentar problemas de desempenho. Quem precisa usar o smartphone sob essas condições talvez devesse cogitar comprar um modelo resistente como o Motorola Defy +.

E, por último, uma dica que a maioria já conhece, mas nunca é demais lembrar: desligue qualquer conexão que não esteja em uso como o o Wi-Fi e o Bluetooth. Mesmo que não estejam sendo utilizados eles podem ser grandes vilões no consumo da bateria.